Psoríase é doença inflamatória

SUS engloba Anticorpo Monoclonal adalimumabe para recurso terapêutico da Psoríase.

Psoríase é doença inflamatória crônica imunomediada que, em fase grave, impacta a capacidade funcional e qualidade de vida do paciente. O novo PCDT (“Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas”) para psoríase incluiu o anticorpo monoclonal humano adalimumabe, da AbbVie. A AbbVie, companhia biofarmacêutica global baseada em pesquisa, anuncia que seu medicamento biológico adalimumabe, anticorpo monoclonal totalmente humano, foi incluído no Protocolo Clínico de Diretrizes de Tratamento para psoríase moderada a grave, conforme publicação no Sistema Único de Saúde, do Diário Oficial da União (DOU) de quarta-feira, 11/09/2019 (Edição 176 | Seção 1 | Página: 216).1 Este é o primeiro PCDT para psoríase a incluir medicamentos biológicos, entre os quais adalimumabe, e a primeira atualização desde 2013. Por este protocolo, para psoríase Leia mais…

Microbioma humano e sua importância para o ser humano.

Apesar de ser comum associar bactérias a doenças, existem muitas espécies que não são patogênicas. Vamos conhecer alguns exemplos dessas bactérias. Existem espécies de bactérias que vivem no interior de outros organismos, em uma relação ecológica que beneficia tanto bactérias quanto hospedeiros. O microbioma humano é composto por cerca de 100 trilhões de micróbios, a maior parte dos quais vive em nosso intestino. O microbioma humano é composto por comunidades de bactérias (e vírus e fungos) que têm maior complexidade que o genoma humano (AMON; SANDERSON, 2017). Um exemplo disso são as bactérias que vivem no intestino humano e que produzem a vitamina K. Essa vitamina é absorvida e aproveitada pelo organismo humano, participando dos mecanismos de coagulação do sangue. Leia mais…

Farmacêutica realiza estudo inovador para identificar risco de trombose.

Quem usa anticoncepcional tem mais chance de desenvolver coágulos no sangue. Essa situação que pode facilitar o entupimento de veias e a ocorrência de tromboses, infarto e derrame. E o desenvolvimento desses problemas depende, também, de outros fatores de risco como doenças genéticas, idade, tabagismo, obesidade e sedentarismo. Em um estudo realizado pela farmacêutica Thaís Resende Batista, utilizando a técnica inovadora de geração de trombina, desenvolvida na Europa, foi possível observar com clareza essa relação. O método é considerado mais eficaz que os exames mais frequentemente usados no Brasil para a avaliação da coagulação do sangue, porque consegue avaliar quadros hemorrágicos leves e quadros de risco de desenvolvimento de trombose. Os exames mais comumente usados na prática clínica (tempo de Leia mais…

CRF/MG na luta contra a MP 881/19 que restringe a atividade do farmacêutico, é um impacto na saúde pública Brasileira.

Nesta terça-feira, 2, a presidente do CRF/MG, Yula Merola, começou o dia protocolando um parecer técnico em diversos gabinetes de deputados federais e senadores da bancada Mineira em Brasília. O parecer evidencia alguns equívocos da Medida Provisória, que poderiam causar risco a saúde pública como: a venda de medicamentos isentos de prescrição em supermercados e afins, a inserção de consultório médico e exames laboratoriais dentro das farmácias e a possibilidade de farmacêuticos virtuais na substituição de presenciais. E propõe a retirada de tais itens da MP ao texto do relator, o deputado gaúcho Jerônimo Goergen, já que vão contra a saúde da população e contra a categoria farmacêutica, podendo ser considerado como retrocesso na política de saúde pública brasileira. Mais Leia mais…

mãe amamentando

Eurofarma abre o primeiro banco de leite humano exclusivo no Brasil.

A Eurofarma anuncia o primeiro banco de leite humano privado de uma farmacêutica no Brasil. O Lactare nasce com o objetivo de ampliar a amamentação materna e reduzir riscos à saúde em recém-nascidos, além de desmistificar o assunto e incentivar a doação de leite materno. O projeto-piloto será em Itapevi, em São Paulo, em parceria com a Prefeitura do município, onde está localizada a maior planta fabril da companhia. A meta é processar 60 litros de leite humano por mês para atender cerca de 20 bebês da UTI Neonatal do Hospital Geral de Itapevi (HGI), local onde acontecem por volta de 400 partos mensalmente. Vinculado à rBLH – Rede Brasileira de Bancos de Leite, atendendo às normas técnicas específicas, o Banco de Leite terá Leia mais…

CFF aprova resolução que dispõe sobre a regulamentação dos cursos livres de formação complementar.

O plenário do Conselho Federal de Farmácia (CFF) reunido em sua 485ª reunião ordinária, em Brasília (DF), aprovou hoje (29.08) a resolução que dispõe sobre a regulamentação dos cursos livres de formação complementar, presenciais e que não compreendam pós-graduação Lato e Stricto Sensu, a serem credenciados pelo CFF. O credenciamento de cursos livres para formação complementar deverá, entre outros requisitos, ser ofertado por sociedade, organização, associação ou outra instituição de natureza científica, técnica ou profissional que congregue farmacêuticos; ou ser ofertado por instituição educacional que desenvolva competências no âmbito profissional farmacêutico. “É grande o número de farmacêuticos que busca, nos Conselhos Regionais, o apostilamento de cursos livres já concluídos, mas até o momento não existia regulamentação permitindo tal procedimento. Considerando Leia mais…

A bactéria HelicoBacter pylori que vive no estômago.

H. pylori é uma bactéria dotada de cílios compridos que lhe permitem fixar-se à superfície da mucosa gástrica. Até se descobrir o papel dessa bactéria que vive no estômago, úlceras gástricas eram tratadas com cirurgias que retiravam mais da metade do órgão. H. pylori — é uma espécie de bactéria que coloniza naturalmente a mucosa do estômago do ser humano. Muitas úlceras pépticas, alguns tipos de gastrite e de câncer do estômago são causados pela infecção pela H. pylori, apesar de a maioria dos humanos colonizados nunca chegar a manifestar qualquer tipo de sintomatologia e/ou complicação relacionada com a bactéria. Estas bactérias vivem quase exclusivamente no estômago humano e duodeno, sendo o único organismo conhecido capaz de colonizar esse ambiente muito ácido, em parte pela sua capacidade de secretar urease, que transforma a Leia mais…