Com a Nanotecnologia medicamentos melhora cheiro, gosto e tamanhos.

Desenvolvida por pesquisadores brasileiros, nova nanotecnologia reduz o tamanho de medicamentos, melhora o gosto e ajuda na sua ingestão. Para quem tem dificuldade de engolir medicamentos, como crianças e idosos, uma nova tecnologia, desenvolvida por pesquisadores brasileiros, reduz o tamanho de comprimidos e ajuda na ingestão dos remédios. Através da nanotecnologia – manipulação da matéria em níveis moleculares ou atômicos, visto apenas por microscópio, devido ao pequeno tamanho –, os remédios podem ser diluídos em água e não possuem cheiro e nem gosto. De acordo com o farmacêutico e CEO da startup brasileira Yosen Nanotechnology, Gustavo Cadurim, com a nanotecnologia, há uma melhor absorção dos medicamentos. “Com essa tecnologia, é possível desenvolver suplementos, cosméticos ou medicamentos. Dessa forma, é possível aumentar Leia mais…

Candidíase: o que é, sinas e sintomas, diferentes tipos e como tratar.

Estima-se que doença acometa 75% das mulheres A candidíase corresponde a uma das mais frequentes doenças do trato reprodutivo. Estimativas apontam que afete 75% das mulheres e, deste contingente, quase metade delas um segundo episódio e cerca de 5% apresentarão a condição mais de uma vez por ano. Prurido (coceira) genital, de intensidade variável e que geralmente acentua-se na fase pré-menstrual, acompanhado de corrimento, são os sintomas mais característicos desta enfermidade. Nesta reportagem, será possível identificar, a fundo, todos os sintomas da candidíase, tratamentos, medicamentos via oral ou tópicos envolvidos, formas de transmissão e fatores de risco.  O leitor poderá esclarecer, inclusive, dúvidas recorrentes, como a candidíase na gravidez e a possível relação desta patologia com Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).  O Leia mais…

Laboratório farmacêutico, prepara-se para desenvolver a cura do Vitiligo.

O laboratório Aché está desenvolvendo um medicamento para curar o vitiligo e vai fabricá- -lo na planta que inaugurou, ontem, no Complexo Industrial de Suape, no Cabo Santo Agostinho, quando estiver pronto. A boa nova foi anunciada pela presidente do Aché, Vânia Nogueira de Alcâncara Machado, que, ao lado do governador Paulo Câmara (PSB), cortou a fita das instalações da primeira fase de sua nova fábrica, um investimento da ordem de R$ 600 milhões, com capacidade para produzir 700 milhões de unidades de medicamentos por ano.Segundo a diretora de Qualidade, Assuntos Regulatórios e PMO (Project Management Office) do Aché, Gabriela Mallmann, o laboratório está desenvolvendo sozinho, sem parcerias, o medicamento para curar o vitiligo, destacando que, no mundo, não existe Leia mais…

Aprovada a inclusão dos novos medicamentos no Farmácia Popular.

A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados aprovou a inclusão de medicamentos para disfunções tireoidianas, fibromialgia, artrite reumatoide, ansiedade e depressão no programa Farmácia Popular. Trata-se do Projeto de Lei 13/15, do deputado Lucas Vergilio (SOLIDARIEDADE-GO). Esse programa oferece medicamentos gratuitos ou com desconto em rede própria ou credenciada. Atualmente, estão cobertos remédios para hipertensão, diabetes, asma, colesterol alto, rinite, doença de Parkinson, osteoporose, glaucoma e anticoncepcionais. A CFT é responsável por determinar se as propostas em tramitação na Câmara são compatíveis com o orçamento e o planejamento financeiro do País. O relator, deputado Glaustin Fokus (PSC-GO), avaliou que a proposta não traz prejuízos para as contas públicas. “Eventuais impactos futuros poderão ser considerados como irrelevantes”, Leia mais…

Uso de Vonau® (ondansetrona) durante a gravidez é investigado pela Anvisa.

Profissionais prescritores devem ter cautela em relação à indicação da ondansetrona para mulheres no primeiro trimestre de gravidez. Segurança de uso durante o segundo e o terceiro trimestres de gravidez também não está estabelecida. A Anvisa publicou, um alerta para o risco de defeitos de fechamento orofacial, principalmente casos de fenda palatina, identificados em filhos de mulheres expostas, durante o primeiro trimestre de gravidez, ao tratamento com a ondansetrona. Por isso, profissionais prescritores devem ter cautela em relação à indicação do referido medicamento para mulheres no primeiro trimestre de gravidez, enquanto a Agência prossegue com as investigações relacionadas ao caso. Após a conclusão, há a possibilidade de contraindicar o uso desse medicamento por mulheres grávidas. Nos casos de uso da Leia mais…

CFF oferece exemplos para documentação de prescrição farmacêutica.

CFF e PROFAR oferece modelos de documentos para normalizar e regulamentar a prática relacionada às atribuições clínicas do farmacêutico e da prescrição farmacêutica. A norma foi feita com base nas publicações da Resoluções nº 585 e 586/2013, (CFF). O Conselho Federal de Farmácia considerou diversas estratégias para subsidiar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para o exercício de um novo modelo de prática profissional. Uma dessas estratégias é o Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde (Profar). A atualização da prática profissional foi feita com base na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO/2013), do Ministério do Trabalho e Emprego; e a sanção, em 2014, da Lei 13.021. PROFAR O Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde (Profar) Leia mais…

CFF recebe o prêmio FIP de melhor campanha de promoção da saúde.

Neste domingo, 22 de setembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) teve mais uma confirmação de que vem conseguindo colocar a Farmácia Brasileira como destaque no cenário mundial. O CFF recebeu, da Federação Internacional de Farmacêuticos (FIP), no 79º Congresso da entidade, o prêmio de “Melhor Campanha de Promoção da Saúde 2019 ” (FIP’s 2019 Health Promotion Campaign Award) durante o ano passado. Concedida ao projeto Farmacêuticos em Ação no Bem Estar Global, a láurea foi entregue pelo presidente da entidade, Dominique Jordan, diante de representantes de nada menos que 115 países. Assista ao vídeo da solenidade de entrega do prêmio AQUI. Assista ao vídeo com a mensagem do presidente do CFF, Walter da Silva Leia mais…