A Eurofarma anuncia o primeiro banco de leite humano privado de uma farmacêutica no Brasil. O Lactare nasce com o objetivo de ampliar a amamentação materna e reduzir riscos à saúde em recém-nascidos, além de desmistificar o assunto e incentivar a doação de leite materno. O projeto-piloto será em Itapevi, em São Paulo, em parceria com a Prefeitura do município, onde está localizada a maior planta fabril da companhia.

A meta é processar 60 litros de leite humano por mês para atender cerca de 20 bebês da UTI Neonatal do Hospital Geral de Itapevi (HGI), local onde acontecem por volta de 400 partos mensalmente. Vinculado à rBLH – Rede Brasileira de Bancos de Leite, atendendo às normas técnicas específicas, o Banco de Leite terá como diferencial o serviço de coleta domiciliar, que cobrirá um raio de até 20 km do Centro de Itapevi.

O leite materno é responsável pela redução de até 13% da mortalidade por causas evitáveis em crianças de até cinco anos de idade. Além disso, também ajuda a diminuir riscos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. De acordo com a Fiocruz, coordenadora da rBLH-BR, no Brasil existem cerca de 225 unidades de bancos de leite, que hoje suprem 60% da demanda. “Temos um papel social bastante efetivo e de pioneirismo. Ajudar as mães e pais no processo de amamentação é muito importante não apenas pela questão da saúde como, também, para reforçar esse importante laço”, ressalta Maíra Billi, gerente de Administração de Produção e idealizadora do projeto.

A Eurofarma conta com benefícios que valorizam suas colaboradoras, como: licença-maternidade de 180 dias, creche em período integral e sala de apoio à amamentação devidamente certificada pelo Ministério da Saúde, entre outras iniciativas para promoção da qualidade de vida da mãe e do bebê. O Banco de Leite Lactare reforça a preocupação da farmacêutica com o bem-estar da família.

A expectativa é que a iniciativa seja ampliada para o bairro do Campo Belo, em São Paulo, onde está situada a matriz, e futuramente para Montes Claros (MG), região que abriga o centro de distribuição.

Fonte: Panorama Farmacêutico.

Veja também:
drfarmaceuticos.com/servicos-clinicos-farmaceuticos-nas-farmacias-crescem-62/

Gabriel Amorim
Farmacêutico