herpes zoster wikpedia nova

Herpes Zoster

Herpes Zoster, o que é ?

É uma doença caracterizada por aparecimentos de pequenas bolhas avermelhadas (erupções) em qualquer parte do nosso corpo, antigamente chamava-se de cobreiro. É uma doença viral, cutânea e dolorosa.

Aproximadamente entre dois a quatro dias antes da aparições da erupção começa-se os formigamentos no local, únicos sintomas aparentes.

As erupção geralmente resolve-se sozinha ao fim de duas a quatro semanas. No entanto, algumas pessoas desenvolvem dores nos nervos que podem durar de meses a anos, uma condição denominada nevralgia pós-herpética. Em pessoas com o sistema imunitário debilitado, a doença pode-se espalhar pelo corpo todo. Quando a erupção afeta o olho, pode ocorrer perda de visão

O vírus causador da Herpes Zoster é a reativação do vírus Varicela-Zoster em nosso corpo. A infecção inicial é causa da Varicela esse vírus pode permanecer em nosso corpo adormecido nas nossas células nervosas.

Acredita-se que alguns fatores existentes podem ajudar a reativação do vírus em nosso corpo como, idade avançada, sistema inumologico debilitado, ter tido varicela antes dos seus 18 anos.

O diagnostico é analisado pelos sinais e sintomas da pessoa. A exposição ao vírus presente nas bolhas pode transmitir varicela às pessoas que não tiveram a doença anteriormente, mas não causa herpes zoster.

Sinais e Sintomas.

  • Dores no local.
  • Formigamento.
  • Eclosões das Bolhas.
  • Pontadas no local.
  • Bastante coceira no local.

Transmissão.

A transmissão, como no caso da varicela e do herpes simples, dá-se pelo contato com as secreções contidas nas bolhas, quando estas eclodem. A transmissão ocorre quando a pessoa receptora está com o sistema imunológico debilitado. Não deve compartilhar toalhas e roupas, fazer a higienização do local sempre água e sabão também cobrir o local com gases. Não compartilhar nenhum objeto que teve contato com as bolhas.

Tratamento Farmacológico.

Os medicamentos mais usado são os antivirais como Aciclovir, ou pró-fármacos como o famciclovir, valacyclovir.

A cura ainda não é conhecida, agimos para combater a ação viral e aliviando a dor do paciente buscando um bem estar durante todo período do seu tratamento em combinação com anti-inflamatórios para que possar evitar uma probabilidade de neuralgia pós-herpética, mas cada caso deve ser avaliado pelo médico.

Durante todo o tratamento recomenda-se o infectado em tratamento não ficar perto de crianças e adultos que ainda não tiveram catapora, o risco de contaminação pode aumentar.

Existe a vacina para o Herpes Zoster, ela deve ser tomada a partir dos 50 anos de idade, pois o risco da doença surgir é maior nessa faixa de idade. Mesmo quem já apresentou Herpes Zoster pode e deve fazer o uso da vacina, para prevenir uma possível repetição da doença. Sempre respeitando o intervalo de 1 ano, do quadro aguado da doença para a aplicação da vacina. Consulte seu Médico.

Posologia dos Medicamentos Orais.

Aciclovir, recomenda-se o uso de 800 mg cindo vezes ao dia, com intervalo de quatro horas. Por 7 dias de tratamentos.

Fanciclovir, recomenda-se o uso de 500 mg de 8/8h por por 7 dias.

Valacyclovir, recomenda-se o uso de 1.000 mg de 8/8h por 7 dias.

Veja também.
drfarmaceuticos.com/e80j

Caro amigo leitor, caso use meu artigo para estudo e compartilhamento dê os devidos créditos. Todos os direitos reservados.

Criado por: Farm. Gabriel Amorim
Referências: Livro Guia dos Remédios, Wikipédia, Anvisa.
Artigos: PORTELA, Ana Virgínia Tomaz; SOUZA, Liane Carvalho de Brito; GOMES, Josenília Maria Alves. Herpes-zóster e neuralgia pós-herpética. Fortaleza: Hospital Haroldo Juaçaba, Instituto do Câncer do Ceará. set, n: 14. v. 3. 6p 2013
BALDIVIA Guilherme Cristianini, GRAUDENZ Gustavo Silveira. Caso típico: herpes-zóster, Rev. Assoc. Med. Bras. vol61 no.2 São Paulo Mar./Apr.2015